domingo, 9 de outubro de 2011

As profissões passadas e futuras

     Pois bem, estamos nós aqui, com mais uma postagem, a última do Desafio. Gostaríamos de parabenizar a todos e agradecer a revista Its por promover esta oportunidade. Este período foi, com toda certeza, de muita garra e dedicação, responsabilidade e competência.  É certo que não fizemos as postagens mais enormes, nem  as com mais depoimentos e opiniões dos profissionais, mas nossa escrita e pesquisa sempre foram, sem sombra de dúvidas, primordiais a esta equipe. Nossos textos foram sempre "nossos" e as poucas referências que  colocamos tiveram sim uma menção ao autor. Esperamos que todos curtam esta ultima tarefa e tirem o verdadeiro proveito de alguém que deseja por toda a vida ultrapassar os seus próprios desafios de conhecimento. A todos uma ótima leitura.

*Legenda da postagem: 


Categoria vermelhaPara aqueles que desejam entender o assunto num modo geral.
Categoria azul: Esta categoria se restringe aos que almejam um pouco mais de intensidade no conteúdo.
Categoria verde: Caso você seja curioso ao extremo, os textos títulos verdes são para você. Curiosidade pura.


Profissões do futuro

     Acima podemos observar uma enquete feita em nossa página no Facebook e que mostra por parte dos internautas as suas escolhas referente as profissões do futuro. Acesse na página do Facebook (http://www.facebook.com/questions/2207977597163/) e confira os resultados mais precisamente.
     Podemos observar, não só a partir do gráfico, mas também de nossas pesquisas na internet, com professores e profissionais que as engenharias dominam as área do futuro. Engenharia civil, de redes, química, ambiental e sanitária, da pesca, de energia: Não importa, todas estão em alta.
     Além das engenharias, temos tendências que nunca saíram de seu lugar cativo, como a própria medicina, ao passo que não podem deixar de existir médicos. O mesmo acontece com os professores, os advogados e dentistas, por exemplo, porém, em grande parte do país estes estão em falta ou excesso. É preciso, por parte do estudante, analisar a situação de sua cidade (ou outra caso deseje migrar), para que não seja feita uma escolha errada, já que trabalhar em espaços saturados significa ter uma concorrência maior, um mercado menor e correr alguns riscos que não precisariam ser corridos caso se fizesse uma escolha diferente.
     Existem outras profissões que também estão em alta, porém, são profissões novas. Há alguns anos atrás mal se ouvia falar em relações internacionais, por exemplo, e, no entanto, hoje esta profissão é uma das que mais crescem, principalmente nos grandes polos. 

     Curta nosso gráfico referente à pesquisa feita no Facebook sobre os internautas e as profissões do futuro que escolheram:
Clique para ampliar
     Enquanto isso, observem nossa animação feita no Prezi, colocando em destaque algumas das profissões do futuro, além de alguns comentários e um vídeo bem interessante sobre o assunto. Vale muito conferir! 
Clique na imagem para ver a animação


    Vejam também o que algumas pessoas nos responderam no Twitter sobre o assunto:
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Profissões que desaparecerão

     Corretor de Imóveis, Vendedor de Carros, Despachante, Carteiro, Agente de Seguros e mais algumas profissões que prestam serviços, tendem a desaparecer devido a chamada "Inclusão Digital". A informatização, está com um grande avanço, as pessoas podem fazer de tudo através de uma tela de computador, IPads, celulares, ou qualquer aparelho eletrônico com acesso a rede.
     Outras profissões tem grande probabilidade de desaparecer também, devido ao grande avanço na tecnologia. Vamos à algumas.    
     
     - Professor
    
     Sim, até os professores estão sendo substituídos por máquinicas, isso se deve ao Ensino a Distância, uma froma que economisa tempo e dinheiro. As universidades estão investindo cada vez mais nesse tipo de ensino, aulas presenciais poucas vezes na semana, vídeo aulas, e as dúvidas são tiradas a qualquer momento, de qualquer lugar, basta ter acesso a rede.


     - Impressores


     Muitas revistas e jornais, aos poucos, estão se tornando digitais, dando a chance aos seus assinantes, de ler seus textos de qualquer lugar, sem ter a necessidade da folha impressa, apenas por eletrônicos. Assim, os impressores, pessoas que operam as máquinas de impressão, podem não mais existir.


     - Motorista de Caminhão


     Com as estradas cada vez mais perigosas e abarrotadas de carros, ser motorista de caminhão está ficando muito difícil, porém, esse não é o único obstáculo: Trilhos de trêm e metrô estão se expandindo. O governo, juntamente com empresas como a Siemens, estão criando rotas que ligam um estado a outro. Desse modo, cargas que demorariam para chegar por divérsos motivos, podem chegar mais rápido e com mais segurança ao destino.


Fonte: http://www.novavidacaxias.com.br/dicas-profissionais/profissoes-que-vao-surgir-e-profissoes-que-vao-desaparecer
  
     Curtam o vídeo abaixo com muitas informações sobre o mercado que está se acabando em virtude, principalmente, das tecnologias. 




     Como vimos, estamos num mundo globalizado e cada vez mais interdependente. Posteriormente faleceu um dos maiores nomes da tecnologia contemporânea, o grande fundador da Apple, Steve Jobs. Ele foi um dos responsáveis por esta tecnologia que evolui e algumas a cada dia substituem o homem. Trabalhos como o de alfaiate, por exemplo, hoje é feito por uma série de máquinas nas grandes fábricas de calçados que fabricam muito mais e em tempo muito menor que qualquer um poderia fazer.
     O pior de tudo isso é que a cada dia novas tecnologias vão surgindo e mais empregos vão desaparecendo. É certo que algumas novas profissões também nascem, já que para se operar uma máquina é necessário uma mão humana, porém, o número dos que surgem é bem inferior aos dos que desaparecem, sendo quase unanimes.
     Além do mais, é típico da própria evolução humana surgirem novas profissões e desaparecerem outras. A nossa própria história nos mostra isso. Observem os próprios alfaiates, antes restritos a uma pequena produção caseira, passando para um negócio maior e posteriormente não mais existindo, sendo as grandes fábricas de sapatos suas sucessoras. 



As tendências


     Por mais que a crise mundial tenha avassalado o mundo nos últimos anos e uma nova crise se sustente e tende a se revelar, não importa: No Brasil existem, sim, grandes demandas de emprego e áreas que com toda a certeza irão crescer e evoluir cada vez mais. É necessário somente uma pesquisa e um exame de consciência para saber o que, de fato, mais lhe agrada. Vamos as tais tendências:
     
     1 - Petróleo e gás


     Temos a Petrobrás, uma das maiores empresas de petróleo do mundo e esta nos proporciona a cada ano um grande número de empregados qualificados que sustentam boa parte da economia do país. Os bons salários são algo que realmente reluzem aos olhos dos trabalhadores e com o pré-sal por chegar, mais e mais empregos irão surgir.
      Desta feita, fazer Análise de Sistemas e Engenharia de Software, Engenharia Química de petróleo e gás, Oceanografia com enfoque em meio ambiente, Engenharia de Geodésia, Nutrição, Direito enfocado em questões ambientais e outros mais, são cursos que de fato farão a diferença no futuro. 



     2 - Inteligência para empresas


     A cada vez mais as empresas necessitam de pessoas que transformam idéias boas em ações com resultados. Pessoas com criatividade e esforço seriam muito bem vindas, ao passo que os muitos que se formam nas área humanas como história, geografia e sociologia preferem a área acadêmica em vez do mundo dos negócios. 
     Desta feita, estudar Antropologia com base em comportamento do consumidor, Ciências Sociais com enfoque em estatística, Ciências da Computação com enfoque em pesquisa são também áreas que irão te ajudar para tal tema. 


     3 - Varejo popular


     O comércio sempre representou bem a economia de nosso país e grande parte dele se deve ao varejo popular, já que a constante subida da Classe "C", houve também uma maior demanda por parte dos trabalhadores. Aprimoramentos estão sendo feitos e, sendo assim, uma mão de obra cada vez mais qualificada nesta área é necessária. 
     Assim, estudar Recursos Humanos, Tecnologia da Informação com base em comércio eletrônico,  Economia, Marketing e Finanças são boas propostas para tal área. 


     4 - Centros de pesquisa


     A Copa do Mundo, as Olimpíadas e demais eventos que acontecerão em nosso país remontam a alguns problemas que requerem soluções imediatas e, portanto, profissionais relacionados à pesquisa têm grande chances de engrenar neste mercado. 
     Engenharias com ênfase em recursos naturais, Cursos Técnicos com enfoque em laboratório, Engenharia com interesse em sistemas de inteligência para grandes eventos são área viáveis a este tema. 


     5 - Serviços de agronegócio


     No Brasil, desde sua formação, a questão do primeiro setor econômico sempre foi bem viável e com a agrotecnologia que a cada dia cresce mais e se desenvolve pelo país, estar ligado ao mundo deste agronegócio significa lucros muito altos. É uma alternativa bem cativante.
     Profissões como Agronomia e Zootecnologia são excelente alternativas para tal área. 



     Além destas áreas, outras como a Sustentabilidade, o Setor Civil e o Serviço Público também são tendências promissoras no mundo dos negócios. Mais informações acesse nossa fonte de pesquisa. 


Fonte da pesquisa: Revista Época Especial 2011: Onde estão os melhores empregos.


Os cursos e suas funções


     Ao longo de nossas vidas temos experiências que nos levam a ser o que somos, atender por quem somos e agir da forma que agimos. Desta feita, alguns cursinhos nos proporcionam experiências bem legais em relação à escolha da profissão. Um curso de língua, por exemplo, é essencial aos que desejam fazer relações internacionais, aproximando o aluno de um palpite melhor na hora desta escolha.
     Cursos de computação, por exemplo, são realmente quem impulsionam alguém a seguir em frente como técnico em redes, tal como também no design gráfico, outra área muito crescente hoje em dia. Cursos técnicos e profissionalizantes em outras área também são bem vindos, porém, os que mais se destacam referente ao tema apresentado são os que proporcionam ao aluno uma mente mais aberta na hora da escolha.
     Já falamos aqui na postagem O mercado de trabalho, sobre a questão dos cursos pré-vestibulares, dos test-drives proporcionados por algumas universidades e de outros cursos que proporcionam uma preparação e sugestões para se fazer boas escolas. No entanto, salientamos que o mais importante disso tudo é que você, meu caro amigo leitor, é quem é o principal personagem desta trama toda e, portanto, precisa ajudar a si mesmo mais do que ninguém. Conscientizar-se e ter esperança, força e garra nos estudos são quesitos primordiais a alguém que almeja um futuro promissor. 



A equipe e sua escolha


     -Murilo Medeiros

     Dentre as profissões clássicas, nunca nada me agradou. Levei tempo para me dar conta que precisava de fato fazer uma escolha. Primeiro pensei em engenharia ambiental, já que também cresce muito e é uma mescla de cálculos e teorias. Porém, sempre tive uma queda para a área das humanas, gostando muito de história, geografia, cultura de povos, etc. Desde cedo abria os atlas geográficos e vislumbrava o mapa múndi com tanto fervor nos olhos quanto decorava as capitais e bandeiras dos quase duzentos países existentes naquelas páginas. Relações internacionais foi o que eu sempre quis, só faltava descobrir que existia algo tão legal e interessante assim para se fazer como profissão. 



     -Bruna Locks


     Tive sorte de ter uma decisção concreta ainda em 2010. Assim, em 2011, ano da formatura, pude buscar saber ainda mais sobre minha escolha que é arquitetura. Desde criança temos vários sonhos do que queremos fazer quando crescer e comigo não foi diferente. Porém, sempre tiver certeza que não queria fazer nada da área da saúde e sim das exatas. Engenharia Civil e Aruitetura eram minhas dúvidas. Escolhi Arquitetura porque realmente foi a que mais me identifiquei. Principalmente a área da Arquitetura Sustentável, que é onde quero me especializar e creio que serpa onde esse ramo mais crescerá.

     -Eiri Emerenciano


     Assim como a Bruna, também sempre gostei das artes em geral. Adoro teatro, obras arquitetônicas, pinturas, músicas e demais obras de arte. Até pouco tempo atrás uma duvida cruel me assombrava, sim. Porém, depois de muito pensar, resolvi arriscar a vida nas artes cênicas, já que, mesmo não sendo uma profissão tão do futuro assim, é o que mais gosto e que melhor sei fazer. Irei arriscar e deixar a vida me levar. Com um pouco de sorte e talento se pode chegar a qualquer lugar.


     -Beatriz Gonçalves 


     Desde pequena sempre disse que queria ser veterinária e resolvi que essa seria realmente minha opção. Amo animais e poder trabalhar junto aos mesmos me parece quase inebriante, quase mágico. Tomara que eu consiga passar nas provas deste final de ano, já que o quanto antes seguir minha carreira, melhor para mim. 


     Curtam a nossa entrevista com Felipe Alécio, profissional da área das relações internacionais e estudante da UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina):



1 - Você concorda que sua profissão seja uma profissão do futuro?

 – Sim, vivenciamos um processo acelerado de integração econômica e social. Isso requer profissionais capacitados para entender o funcionamento das relações humanas e institucionais. Relações Internacionais tem por características a formação multidisciplinar, o que nos dá a base para interpretar estes acontecimentos, não se apegando a uma visão cartesiana. Quanto mais este processo de integração cultural for efetuado, mais profissionais de Relações Internacionais serão necessários para compreender e resolver, tanto os conflitos, quanto as operações comerciais e financeiras.


2 - Quais atributos esta profissão tem para justificar sua resposta?

 – Acredito que é a formação multidisciplinar. Conhecemos um pouco de casa assunto, o que torna possível a análise de determinado setor, tanto político, histórico, econômico, etc. Se junta os fatos e constrói-se uma opinião baseada no contexto.


3 - Como você vê o mercado de trabalho para um internacionalista hoje?

 – Muito promissor, o Brasil bate recordes de importação e exportação. Na área comercial é que se concentra a maior fatia deste mercado, mas há de se considerar outros meios de atuação como a em ongs, organizações internacionais, e no próprio governo, além da docência e pesquisa.  As oportunidades estão nos maiores polos produtivos.


4 - Sua profissão sendo de um futuro muito promissor, tira o lugar de alguma outra profissão que está se tornando "do passado"?

 – Não que era ira excluir alguma profissão do passado, porém há uma tendência de que Relações Internacionais insira-se nas áreas de atuação administrativas e operacionais de comercio exterior. Justifica-se essa afirmação devido a incapacidade de interpretação de cenários internacionais destes profissionais, os quais as formações são mais de caráter operacional.


Algumas referências


     
Revista Época: As 100 melhores empresas para trabalhar - 2011 | 2012


     Com um conteúdo bastante promissor, ao passo que esta é uma revista de renome, ainda com muitas dicas e outras informações valiosas para quem deseja encontrar o melhor, como:


- As 30 melhores entre as pequenas e médias empresas.
- As 20 que mais empregaram mulheres e jovens.
- As 20 companhias que mais cresceram, contrataram e evoluíram.
- Como o mercado de trabalho evoluiu nos 15 anos de pesquisa. 







Revista Época especial: Onde estão os melhores empregos? 


     Grande fonte e base do nosso trabalho, esta revista abrange questões bem interessantes, como dados e estatísticas para aqueles que querem de fato ter certeza de que irão se dar bem no mercado de trabalho.


Vídeos Interessantes








Conclusão


     Não vamos dizer tristeza, mas um sentimento bem perto deste abate o coração de qualquer um que se viu tão apegado ao Desafio quanto nós. Vê-lo acabar junto com todo o extinto de competitividade e as horas perdidas de muita pesquisa e escrita é, sem dúvidas, muito ruim, quase lamentoso, porém, uma parte disso torna-se boa, principalmente quando falamos em satisfação. Nós, da equipe do Área restrita, estamos de fato muito satisfeitos com nosso trabalho e acreditamos que nosso blog tem, SIM, chances de brigar por uma colocação no pódio.
     Deixando de lado as lamúrias e pensamentos de vitória, agradecemos aqui novamente a revista Its por seu trabalho e oportunidade a todos nós. Acreditamos que com umas melhoras e algumas evoluções, logo logo este desafio poderá se torna nacional, atingindo pódios bem maiores que a própria premiação material, mas, com todos os méritos, os devidos títulos de reconhecimento merecidos.
     Parabenizamos também todos os blogues que desde o início deram o máximo e foram até o final disputando com tantas qualidades o Desafio.
     Por último, dizemos a todos que um Gato Amarelo nunca perde sua cor e, portanto, nunca deixará de significar o que significa. Os laços que foram criados entre os participantes da equipe, para mim que escrevo ou para os outros que pesquisam, entrevistam e buscam informação, são, sem dúvida, indestrutíveis, mesmo como final do desafio. A todos um grande abraço.
     

#falougatoamarelo!

0 comentários:

Postar um comentário