terça-feira, 27 de setembro de 2011

As redes sociais e as empresas

Um novo mundo nas telas de um computador

     O passarinho do Twitter me contou que de uns tempos pra cá, algo passou a fazer parte de nossas vidas sem ao menos notarmos uma sutil diferença. O fato é que o mundo virtual se tornou tão, mais tão importante para nós, que aos poucos, com suas evoluções e novidades, fomos nos adequando a padrões estabelecidos pelo uso constante de um teclado e um mouse. Junto com toda a tecnologia envolta à internet e todo o mundo digital, alguns lampejos das redes sociais ficaram escondidos por detrás das tantas coisas a se fazer online. Porém, de uns tempos para cá, elas estão se expandindo, tomando tamanhos nunca antes previstos pelos maiores adivinhos do fim do mundo em 2012. Sua expansão é tão grande que até mesmo as grandes empresas estão utilizando-as para fazer seu marketing, e o que é mais bombástico: Está dando certo!
   Conheça o fabuloso mundo virtual das redes sociais e suas interações com as instituições que as utilizam. A todos uma ótima leitura.

PS: Estamos chegando na reta final do Desafio do Conhecimento e a cada postagem estamos mais cientes de nossas chances no pódio. Realmente estamos nos jogando de frente neste trabalho e os resultados estão vindo. Porém, nessa vida, nada é tão fácil quanto parece. Que vença o melhor e que o Santo da Redes Sociais nos ajudem.







*Legenda da postagem: 


Categoria vermelhaPara aqueles que desejam entender o assunto num modo geral.
Categoria azul: Esta categoria se restringe aos que almejam um pouco mais de intensidade no conteúdo.
Categoria verde: Caso você seja curioso ao extremo, os textos títulos verdes são para você. Curiosidade pura.


Qual a importância das redes sociais para as empresas?

    Eu tenho uma empresa. Pois bem, o que farei para difundir a imagem desta empresa? Simples: Vá até onde estão os clientes! E onde eles estão? Simples: Inertes em um computador, mais precisamente em uma rede social!
     Só no Brasil, cerca de 20 milhões de pessoas fazem uso de uma rede social diariamente. Nosso país é o sétimo país a passar mais tempo nas redes sociais, sendo o Orkut, MSN, Facebook e Twitter os mais famosos entre os brasileirinhos. Para se ter uma ideia, por esses tempos, lá nos Estados Unidos, o Facebook ultrapassou o poderoso Google em acessos.
     Quando uma luz caiu sobre a cabeça de algum empresário iluminado (literalmente) e este passou a utilizar de uma rede social para fins de sua empresa, começou-se uma era que irá durar muito tempo, a era do marketing digital.
     Empresas em geral, instituições menos expressivas, pequenos negócios, barzinho do tio Juca: Foi um estrondo. Num instante todos adotaram as redes como forma de se relacionar e interagir com o consumidor de uma forma mais próxima e livre, ao passo que as telinhas de um computador encobrindo seus olhos cheios de medo, podem sim mudar alguém. Todos viram nas redes sociais uma oportunidade de lucrar e lucrar muito. Não é atoa que empresas como Claro e Petrobrás possuem blogs (
http://www.claroblog.com.br/ e http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/), Dell, Samsung e Ford possuem Twitter (http://twitter.com/DELLhttp://twitter.com/samsungbrasil e http://twitter.com/ford) e uma infinidade de outras possuem estas e outras redes.
     Tratemos por tópicos implícitos nos parágrafos dos textos cada ponto chave para a inserção de uma empresa no mundo digital e assim sem dúvida todos compreenderão e mais: Se convencerão de que ao abrir uma empresa, a criação de um Facebook será quase que primordial. Vamos aos fatos:

Curiosidades!
- Curta esta imagem (em inglês) feita pela AddToAny e que mostra as maiores redes sociais em acessos no mundo inteiro:

Benefícios e malefícios
Vejamos alguns malefícios e benefícios ao aderir uma rede social à rotina da empresa: 


- Benefícios 

1 - As redes sociais abrigam um ambiente mais livre, como já dito, onde as pessoas têm maior liberdade para falar e expressarem o que sentem. Ou seja, um ponto para o investidor que deseja conhecer de perto o seu cliente.
2 - Em algum lugar, alguém poderá estar comentando sobre sua empresa, seja algo bom ou mau. Caso seja o primeiro, está ai uma motivação a mais para funcionários e líderes continuarem a crescer juntos com a empresa, caso contrário - o mal vigore - poderá se pensar em melhorar, ao passo que somente os erros nos levam a evoluir.
3 - Laços entre pessoas costumam transpassar confiança. Uma relação harmoniosa e amigável permitida por parte da rede social só ajudará seu cliente a ter mais e mais conforto na hora dos negócios. As pessoas buscam pessoas como elas, que as tratem como pessoas, não como máquinas e, num mundo em que existe mais liberdade e todo um conceito a ser passado ao cliente, não será difícil conquistar a confiança e respeito dos mesmos.
4 - Estar tão próximo do cliente permite ter ouvidos mais argutos e portanto, saber seus próprios pontos fortes e fracos e também todos os pontos dos adversários, jogando em cima de suas próprias fragilidades com um pouquinho de astúcia. Umas ardilosidades sempre vão bem, não é Maquiavel?
5 - Promover uma conversa entre seus clientes só aumentarão seus créditos, já que os clientes querem mesmo é ouvir o que o outro cliente tem para dizer, tirar dúvidas concretas e realmente ter a certeza de seu negócio. Tudo faz parte de um conjunto.
6 - Programas para a seleção de candidatos a partir de seus perfis em redes sociais já são usados em todo o mundo. Não é uma má ideia, não é?
7 - Pesquisas recentes mostram que as empresas que utilizam das redes sociais para a publicidade apresentam grande grau de crescimento.




     Quando usar mau ou mal? É simples! Basta você substituir o termo por bem ou bom. Caso possa ser substituído por bom, será empregado mau. Já no caso de poder ser substituir por bem, será empregado mal.
- Malefícios
1 - Por ser um ambiente livre, a internet dá espaço a pessoas que falam mais do que devem, usando de termos pejorativos e impróprios, as vezes causando um constrangimento a  empresa e seus clientes.

2 - Tal ambiente livre também está cheio de hackers, indivíduos altamente qualificados no ramo da informática, usando de seus conhecimentos para disponibilizar vírus e fazer outros tipos de artimanhas ruins para qualquer usuário do bem.
3 - As vezes usar de um marketing inadequado, mesmo que online, faz os usuários acharem chato e até mesmo cansativo algumas tentativas deste.
4 - Por descuido ou mesmo por ignorância de algum assunto, certas vezes algumas gafes são cometidas e, sendo esta feita em uma rede social, poucos são os que deixam passar em branco.
5 - Estar exposto a uma mídia muito próxima provoca uma maior pressão por parte da mesma, sendo as vezes constrangedor e hilário, como em casos que jornalistas ou curiosos se passam por clientes para fins próprios.

A receita do bolo
     
Veja o Manual politicamente correto de uma empresa em uma rede social criado pela equipe do Área restrita. Quando tiver a sua, futuro administrador, já vai saber o que fazer.

- O que NÃO PODE fazer.

- Gafes. Elas acabam com uma pessoa - ou no caso, 

uma marca - por um bom tempo.
- Promover uma polêmica desnecessária.
- Transpôr os assuntos da empresa para outros além-fronteiras.

- Ofensas.
- Assuntos pessoais da pessoa do outro lado da telinha.
- Fazer mal uso da imagem da empresa.
- Fazer da rede social da empresa um local para jogos online e demais aplicativos de diversão.
- Deixar que os clientes cheguem a um ponto de só fazerem críticas ruins, promovendo um efeito dominó para com os demais clientes.
- Pensar em marketing sem usar as redes sociais.


- O que PODE fazer.

- Usar a rede social como fonte de pesquisa.
- Usar a rede social como meio de melhoras e evoluções, ouvindo a voz do cliente.
- Usar a rede para desenvolver marketing.
- Usar a rede para promover promoções.
- Usar a rede para promover eventos.
- Usar a rede para abrir espaços interativos ao cliente, fazendo com que todos eles se comuniquem entre si.
- Usar a rede para mostrar ao cliente o quanto atualizada está a empresa, se adequando ao mundo a sua volta tal como deve ser.


Alguns vídeos interessantes 







     Observe mais atentamente alguns dados apresentados no vídeo acima e que são de total importância:

- 20 milhoes de brasileiros acessam redes sociais
- 90,1% Usam redes sociais para pesquisar sobre um serviso ou produto antes de comprar
- 28% Usam para fazer reclamações
- 42,9% Usama para recomendar empresas e serviços
- No Brasil, 17% das empresas já tem departamentos que cuidam, entre outras coisas, das redes sociais


E a visão do cliente?



Os pequenos negócios

   
 A empresas de pequeno porte são as que mais aderiram as redes sociais como fonte de marketing. Quem nunca recebeu um convite para uma festa pelo Facebook, ou uma solicitação de amizade do Salão de Beleza do outro lado da esquina no Orkut ou mesmo viu um twitt daquele rapaz que usa o Twitter para anunciar sua pequena empresa? São coisas completamente rotineiras, ao passo que estes pequenos negócios viram nas redes uma oportunidade de melhor mostrar o que tinham para oferecer. As redes sociais nos últimos anos em relação a propaganda 
ficaram somente atrás dos sites e e-mails de marketing. Para quem começa, se já não pensou nisso, pense. A interatividade e liberdade de expressão impostas pelas redes propicia uma enorme chance de seus clientes aumentarem consideravelmente. Durma com isso!

 A importância da comunicação empresa e seu funcionário

     
Hoje em dia, num mundo frenético onde a falta de tempo e a pouca paciência entre as pessoas provocam nervos à flor da pele nas relações entre pessoas, manter uma boa comunicação com o funcionário é no mínimo de bom tamanho. Muitos dizem da ética do trabalho e todas as coisas envoltas ao modo de lidar-mos com as pessoas dentro do ambiente de emprego, porém, tudo isso pode sim ser resumido numa simples palavra muito interessante ao nosso ver: O respeito.
     Respeitar significa saber dizer e também saber ouvir o que o outro tem a dizer, fazendo desta relação uma relação amistosa e de sorrisos sinceros nos rostos dos integrantes. Por isso, uma comunicação amena e harmoniosa entre funcionários e empregadores promovida por meio das redes já é sim um grande avanço e, só por isso, aderir uma rede social já seria de extremo interesse a uma empresa.
    Porém, existe mais dentro deste assunto do que realmente aqui dizemos. Outra comunicação de extrema importância é a entre cliente e empresa, vista também (inclusa com esta que aqui discutimos) no próximo textos. Observem como mais que uma forma de diversão, as redes sociais podem sim trazer compromisso e responsabilidade.


Exemplificando

     Já falamos em outras postagens aqui do programa Pré-Vestibular da UFSC e, como uma instituição, usaremos o mesmo como exemplo para mostrar a vocês, caros leitores, o quanto o uso de uma rede social pode auxiliar e muito na vida das instituições em geral. Após uma entrevista com a coordenadora do curso aqui na cidade de Tubarão, Lúcia, apresentamos aqui, não em forma de entrevista, mas sim como um texto normal, algumas das idéias que e entrevistada nos passou sobre o uso das redes e as instituições. Vamos a elas:
      Primeiramente a conta no Facebook criada pelo programa Pré-Vestibular e a própria conta pessoal da coordenadora ajudavam em avisos gerais, tais como quando não se teria aula, algumas informações e avisos básicos que foram aumentando e evoluindo.
     Com o tempo, intensas chuvas impossibilitaram as aulas do curso em muitas unidades catarinenses, sendo o Facebook do curso de extrema importância para avisos e dúvidas não só sobre as aulas, mas também na questão de saber como as cidades sedes estavam. Com as inundações que aconteceram recentemente em nosso estado, o local de maior frequência dos alunos era sem dúvida a internet, procurando tirar mais dúvidas sobre situações e acontecimentos, tal como existência ou não das aulas e coisas do tipo. Mais uma vez a rede social do curso foi indispensável.
    Recentemente a conta do Facebook do curso promove promoções entre os alunos participantes, além de também estabelecer alguns joguinhos, como os de adivinhações, sempre despertando um grande interesse e interação entre os alunos. Muitos são os que fizeram amizades por meio desta interação.
     Por fim, esta conta no Facebook criada pelo programa Pré-Vestibular da UFSC procura hoje, antes de tudo, saber a opinião dos alunos, ouvir o que eles têm a dizer e da mesma forma redarguir suas questões. "Está sendo uma experiência muito empolgante" - Disse Lúcia.

     Outro exemplo bem típico de marketing usado pelas redes sociais é o recente comercial lançado pela Nissan. O chamado vídeo Pônei Maldito foi colocado no YouTube e horas depois já obtinha milhões de acessos devido a uma "brincadeira irritante" colocada no vídeo. Assista no link: 
http://www.youtube.com/watch?v=X3yGSJE53kU
     Outro exemplo foi uma recente campanha da empresa de telefonia Vivo. Com um vídeo onde foi interpretada a música Eduardo e Mônica, do Legião Urbana, conquistaram das mesma forma milhões de visualizações e mensagens de como o vídeo era lindo e fofo. Uma graça. Assista no link: http://www.youtube.com/watch?v=gJkThB_pxpw
     Já a famosa revista Mundo Estranho, da editora Abril, lançou recentemente campanhas feitas no Facebook e difundidas em seus blogs, onde ao atingir um número ''x'' de "Curtir" na rede social, algumas matérias seriam apresentadas da revista. Foi um estouro, veja um exemplo: http://mundoestranho.abril.com.br/blogs/meme/quer-ver-supernatural-na-me-entao-curta/


Cronologia das redes


1 - Messenger: Fala que eu te escuto!

     Uma das primeiras redes a disponibilizar uma conversação entre os adeptos, o querido MSN, criado em 1999, faz parte de nossa vida até hoje.

2 - Professor Wiki

     O terror dos trabalhos de escola, em 2000 surgiu uma das redes mais famosas por abordar os mais variados conteúdos escritos pelos próprios integrantes: A Wiki.

3 - MySpace: Todo mundo já ouviu falar, mas nunca usou

     Não tão usado no Brasil, em 2003 surgiu o MySpace, um dos primeiros a virar mania pelo mundo à fora.

4 - Não se restrinja, conte para nós!

     O famoso Skype surgiria em 2003 também e faria das conversas onlines como nunca um dia antes tinham sido. Vai uma web can aí?

5 - Facebook: Uma nova mania

     Foi em 2004 que deslancharia a tão aclamada das redes sociais: Senhor Facebook!

6 - O orkut já morreu!

     Também em 2004 um carinha chamado Orkut inventaria a rede social de seu nome que faria maior sucesso entre os brasileiros.

7 - Despensa de bobagens

     O maior canal de vídeos da internet seria criado em 2005, bombando desde o começo. Surgiu então o YouTube.

8 - Vou xingar muito no Twitter!

     Enfim, para quem adora twittar pelas madrugadas afora, o Twitter seria criado em 2006, sendo uma das maiores redes sociais mundiais, juntamente com Facebook, Wiki e YouTube.

Curiosidades!
"Estou preparando meu Twitter" - Primeira frase dita na rede. Por Jack Dorsey, um dos criadores.

Dicionário das redes 

-Retweet

     É uma função do Twitter que consiste em replicar uma mensagem de um usuário para a lista de seguidores, ficando os créditos com o autor original.




-HashTag
     São aquelas palavras com #  (jogo da velha) na frente. #Exemplo. Elas abordam um assunto na mídia e acessível para qualquer usuário, como para quem quer consultar e acrescentar mais informações junto a hashtag.
http://www.hashtags.org/ Mostra o ranking de hashtags



-Trending Topics
     Os Trending Topics (TTs) são uma lista dos nomes ou palavras mais postadas no Twitter pelo mundo todo. Entram na lista as hashtags (#) e nomes próprios.

Curta os links:

-http://www.primeirolugar.net/blog/redes-sociais-peq-medias-empresas.html
-http://www.comscore.com/por/Press_Events/Press_Releases/2011/9/comScore_Releases_Report_The_Rise_of_Social_Networking_in_Latin_America
-
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/redes-sociais-novos-desafios-de-marketing/44905/
-http://jornale.com.br/mirian/?p=9409
-http://info.abril.com.br/aberto/infonews/092007/17092007-24.shl
-http://peoplebased.net/2008/06/03/blogs-uma-ferramenta-para-as-empresas/
http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI236070-17180,00-REDES+SOCIAIS+INFLUENCIAM+DAS+EMPRESAS+BRASILEIRAS+A+DESCLASSIFICAR+CANDIDA.html
http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI124097-17171,00-AS+VANTAGENS+DO+USO+DE+REDES+SOCIAIS+NAS+EMPRESAS.html


     Recomendamos também que leiam a matéria "A internet, 10 anos que abalaram o mundo", da revista Superinteressante de setembro de 2002, ou então acessem no site (http://super.abril.com.br/tecnologia/internet-10-anos-abalaram-mundo-443350.shtml) e fique sabendo mais!

Você é bom em inglês? Confira este infográfico que a empresa norte-americana Postling criou referentes as redes = 
http://www.metagov.com.br/blog/item/523-infogr%C3%A1fico-mostra-como-pequenas-empresas-utilizam-as-redes-sociais.


Glossário
  • ·         PS – Post Scriptum (Pós escrito)
  • ·         Além-fronteiras – Além do alcance.
Recomendamos também o filme Social Network (A rede social, em português), que conta a história da criação do Facebook e como amizades deslanchadas somadas a processos empresariais deram origem ao mesmo. Vale a pena conferir.

Conclusão


     É, meus caros leitores mais velhos de idade, vocês estão realmente mais grisalhos. O tempo passou e as coisas mudaram. Mudaram tanto que os jovens hoje detêm o poder de grandes coisas, como a informação, as grandes tecnologias, as inovações. Os jovens estão promovendo rebeliões, ganhando cargos cada vez mais novos em virtudes de suas qualidades tão aprimoradas. O grande motivo disso? Muitas cabeças pensam mais que uma e, tendo a interatividade das redes sociais ao seu dispor, nossos pequenos estão mudando seu pensamento de acomodação e buscando cada vez mais a ascensão.
    As redes sociais que até pouco tempo atrás estavam restringidas a nós, jovens, por intermédio de nós mesmos, estão se modificando e aprimorando para um mercado consumidor e uma indústria globalizada, típica dos mais velhos. As empresas estão tomando goles de jovialidade em menção aos funcionários e são exatamente estes que promovem, juntamente com a experiência dos que tanto sabem devido aos anos que percorram, é que fazem uma instituição crescer e chegar a um nível bem elevado.
    Seja por meio das redes sociais, seja por meio das idéias ou mesmo simplesmente da jovialidade - não importa - estamos mesmo ganhando espaço, um espaço primordial. Não restringimos esta postagem a somente seu tema primordial, mas também a uma parabenização a todos os participantes do desafio. Vocês são verdadeiros gatos amarelos de sabedoria e persistência. A todos uma boa semana. Curta este post no Facebook.

#falougatoamarelo!

0 comentários:

Postar um comentário