sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O Mercado de Trabalho

Como faço minhas escolhas?
     A gente cresce e envelhece. As roupas vão ficando apertadas, as brincadeiras vão perdendo a graça que outrora tiveram. O mundo passa a ser visto cada vez mais diferente e no andar da carruagem nos vemos de um modo tão ou mais assustador que tudo o que passou aos nossos olhos sem, na grande maioria das vezes, percebermos: Viramos adultos.
     A vida de adulto tem lá seus momentos de diversão e descontração, porém, as responsabilidades são, com toda a certeza, o que prevalecem. Diante disso, a escolha profissional torna-se para o jovem o principal motivo da dor de cabeça, ao passo que é repentina e avassaladora. Num ano estamos brincando de carrinho e boneca, no outro fazendo escolhas que mudarão totalmente os rumos de nossa vida. Parece triste, e é. O diferencial fica por parte de cada um, mudando o seu futuro de acordo com escolhas bem feitas e elaboradas, já que o mundo não admite erros drásticos, como uma má escolha.
     Por isso, é preciso que antes de tudo pensemos uma, duas ou até mais vezes para depois sim, fazermos nossas escolhas. É um processo evolutivo, que se dá de acordo com nosso conhecimento de mundo. Quem, quando criança, não disse que queria ser veterinário ou bombeiro, mas depois pensou em ser qualquer outra coisa totalmente diferente e agora jaz em dúvidas ainda maiores? Pois é, esta é uma realidade de muitos. Durma com isso.
     Sendo assim, para que os erros não aconteçam e algum dia você se veja infeliz em sua profissão ou algo do tipo, nós, do Área restrita, recomendamos que façam desta postagem um manual para a vida. Realmente preparamos um material bem completo e apropriado para você que se preocupa com o mercado de trabalho. Esperamos, antes de mais nada, que a leitura toda seja feita com calma, lida e relida algumas vezes, sempre que a coceirinha da dúvida lhe atropelar as idéias. Só assim, com muita pesquisa e dedicação, é que você, caro leitor, ou qualquer outro indivíduo na face da terra, poderá fazer uma escolha certa.

     Em relação às escolhas de nossa vida, recomendamos que leiam estes textos feitos por um próprio integrante da equipe Área Restrita. Vale muito conferir: 
http://textoseafins-mrl.blogspot.com/2011/08/imaturos-porem-no-crescidos.html
http://textoseafins-mrl.blogspot.com/2011/06/o-dinheiro-em-nossa-vida.html
Restritos ao conhecimento!
*Legenda da postagem: 


Categoria vermelhaPara aqueles que desejam entender o assunto num modo geral.
Categoria azul: Esta categoria se restringe aos que almejam um pouco mais de intensidade no conteúdo.
Categoria verde: Caso você seja curioso ao extremo, os textos títulos verdes são para você. Curiosidade pura.



O Curriculum
     Quando pensamos em trabalhar, a primeira coisa que vem a nossa cabeça é nosso curriculum. "Mas ele é tão simples e sem graça!" - Quem nunca disse isso para a mãe ou o pai diante a confecção de um? O fato é que em nossa primeira aparição no mercado de trabalho, é certo que não teremos o caminhão de experiências, cursos e status que queríamos, porém, isto não tira o brilho de um profissional. Lembre-se: Você está apenas começando!
     Desta feita, é necessário que antes de tudo façamos um curriculum organizado e objetivo, sem se preocupar com detalhes para aumentá-lo ou algo do tipo. Isso é o que diz Gilberto Rocha, professor de língua portuguesa a muitos anos e que costuma enfatizar com seus alunos a questão da escrita, não somente nas redações para os vestibulares, mas também em coisas práticas do dia a dia, como a confecção de um curriculum. Assim, apresentamos abaixo um link de curriculuns bem ao estilo prático e bom, sem mais delongas.
    Outra forma que também voga a você que quer aparentar uma boa índole no primeiro emprego, por exemplo, é a apresentação estética pessoal, não se restringindo a um bom curriculum. Evitar acessórios como percingis, brincos e bonés em entrevistas de emprego é sempre um ponto a mais para quem o faz. Usar uma linguagem não tão formal, mas também não tão coloquial ao ponto de uso constante de gírias e palavrões é outro ponto muito importante. Roupas não muito chamativas e uma certa confiança em si mesmo, apesar do nervosismo, são fatores que fecham os quesitos para uma boa apresentação.
    Lembre-se, mais que seguir o beabá da teoria apresentada, é certo que o senso ético de cada um para se adaptar a cada meio e agir conforme cada situação é algo importante. Boa sorte.

Modelos de curriculuns: http://www.meucurriculum.com/modelos-de-curriculum.php



curriculum vitae (que no latim quer dizer trajetória de vida) é um documento que relata a trajetória educacional, acadêmica e profissional das pessoas como forma de colocar no papel suas qualificações. Ele apresenta as características gerais de uma pessoa a um empregador para que este avalie seu perfil.
Como faço para buscar informação do mundo profissional?
     Temos dentro de nós algo muito interessante para começo de conversa: A jovialidade. Ser jovem significa ter a mente aberta para a aprendizagem, saber lidar com as novas tecnologias, ter condições físicas para passar horas fazendo pesquisas ou, literalmente, devorando obras de nosso gosto. Por isso, ser jovem significa mais que não ter apagado muitas velinhas, mais que isso: Somos capazes de escolher caminhos com total firmeza e segui-los com todas as forças.
     Sendo assim, vejamos o mundo a nossa volta: Jornais, revistas, computadores, TVs, rádios, dispositivos móveis e uma imensidão de meios de comunicação que nos dão total fonte de pesquisa na hora das dúvidas. Saber usá-los para seu bem é uma das qualidades que alguém que busca a estabilidade profissional deve ter.
     A internet, por exemplo, é com ela que você, meu caro leitor, está lendo esta matéria e desfruta de nossas palavras direcionadas ao futuro bom profissional. Assim como nosso blog, existe uma infinidade de outras páginas que ajudarão você a fazer uma escolha profissional, mostrando-lhes tudo com a área pretendida e esclarecendo dúvidas. Logo abaixo citamos alguns links importantes, mas é preciso saber que nossa amiga internet é gigante e, por isso, existem mais que estes caminhos para guiá-lo a algo verdadeiramente bom.

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/
http://www.algosobre.com.br/guia-de-profissoes/
http://www.suapesquisa.com/profissoes/

     A própria TV, por exemplo. É com ela que você cresce, ainda criança, acordando todas as manhãs com a cara de sono só para assistir seu desenho favorito. É com ela também que passa a conhecer um pouco mais do mundo longe de sua casa. Com o tempo, deixar de lado os programas desnecessários e optar por outros que estimulam o intelecto e o ajudam a fazer uma escolha, não só profissional, mas também como a de viver para sempre na acomodação ou de fato escolher a vida do estudo, é muito eficaz. Veja  abaixo uma relação de programas indicados a você que deseja saber um pouco mais sobre a aprendizagem e o mercado de trabalho:
    Estar em contato com o mundo virtual, significa, antes de mais nada, poder ter acesso a profissionais e relacionados a diversas áreas. Sendo assim, com a procura certa, você, em alguns cliques, poderá num instante estar tirando suas dúvidas com um médico ou advogado, por exemplo, caso sua vontade seja fazer medicina ou direito. A internet nos trás possibilidades que até anos atrás eram quase que impensáveis, ao passo que num piscar de olhos a interatividade e comunicação entre os internautas os possibilita abrir caminhos em todas as direções, sendo o infinito a fronteira entre querer algo e conseguir informações sobre o mesmo. 
     Além disso, livros e revistas são o que não faltam para lhe ajudar na hora de fazer a escolha profissional. Veja este, por exemplo, "O guia de profissões" da revista Its, que muito retrata o mercado de trabalho catarinense e brasileiro:
http://www.abopbrasil.org.br/home/index.php?option=com_jcollection&view=item&id=36:guia-de-profissoes-de-santa-catarina-
     Outras obras como "O mercado de trabalho no Brasil", de José Paulo Zeetano (http://www.americanas.com.br/produto/192029/livros/economia/economia/livro-mercado-de-trabalho-no-brasile as revistas de aprendizagem ao vestibulando, Guia do estudante (http://www.lojaabril.com.br/detalhes/kit-guia-do-estudante-2011-e2012-444433), são também obras muito boas para serem observadas. 
      As informações a serem buscadas são inúmeras, sendo a responsabilidade totalmente sua de fazer a sua busca. Basta que se tenha um objetivo nos olhos e muitas idéias boas na cabeça.
Quem ajuda a esclarecer na hora da escolha?

    Já vimos que existem uma série de meios de comunicação que possibilitam o aluno a buscar informações variadas sobre os mais variados assuntos, principalmente sobre um futuro profissional. Porém, caso você seja uma pessoa que prefere a prática em vez da teoria, o que faria?

     É simples, o Área restrita explica: Faça na teoria! Como? Oportunidades são o que não faltam. Vejam exemplos da cidade de Tubarão:

- http://unisulpontofuturo.blogspot.com/2011/08/invasao-continua.html
- http://unisulpontofuturo.blogspot.com/2011/08/unisul-no-dia-do-estudante.html
http://prevestibular.ufsc.br/

- Test Drive - Realizado em grande parte das universidades da região, onde o aluno observa uma aula da profissão a qual deseja. 
- Testes vocacionais encontrados em toda a internet ou até mesmo nas escolas, como na Escola jovem, Tubarão. 


     Como vimos, os exemplos citados no vídeo fazem parte de programas localizados aqui em Tubarão, porém, a espelho desta cidade, existem outras tantas que aplicam programas tão ou mais qualificados, fazendo com que o aluno não ser perca, principalmente na parte final da carreira estudantil, onde mil coisas lhe confundem a cabeça. Por isso, procure as opções mais viáveis próximas a sua casa e não perca tempo. O futuro é agora!

A escola e sua função
     Vivemos praticamente todo o período inicial de nossa vida entocados dentro de salas de aula onde o estudo, os amigos, as relações com as novidades e todo o resto do âmbito escolar fazem com que a escola passe a ser nossa segunda casa. Seria obtuso dizer que ela não nos influência na hora de fazermos nossa escolha profissional e se encaminharmos ao mercado de trabalho. 
     Começando pelos amigos: São eles que nos farão conhecer mundos não conhecidos antes, ao passo que a relação entre pessoas de universos e "tribos" diferentes, permitem-nos avaliar as mais diversas coisas e, principalmente, ver o lado bom destas. Tomemos por exemplo aquele seu amigo que adora as séries de TV no estilo policial. Ele lhe fala sobre a série, você assisti, passa a discuti-la com ele nos intervalos da escola e assim passa também a se interessar pela área. É sempre assim. Somos influenciados pelo mundo a nossa volta e quem melhor para influenciar-nos que os próprios amigos?
     Outra pessoa importante destas condições são os professores. O papel do educador não é só o de passar a matéria no quadro e fazer uma prova da mesma. Eles instruem, mesmo que muitas vezes deixemos de lado suas observações e conselhos, para que possamos fazer uma escolha certa. Principalmente os alunos do terceiro ano do ensino médio sabem que a esta altura do campeonato os professores são praticamente "pais" dos alunos, mantendo relações amistosas, por vezes até mesmo fora da sala de aula, fazendo com que esta figurinha importante torne-se mais que a professora velha de óculos de latão que nos dava aula na segunda série, mas sim um ser de total importância para todos os seus pupilos.
Programas pré-vestibulares e o estudo na função de aluno
 
     Antes de pensar em escolher uma profissão, é certo que cada aluno deverá estudar e estudar muito, já que um bom profissional é sem dúvida também um bom estudante. Não é que nosso mercado esteja saturado, longe disso, mas as vagas existentes estão realmente privadas para a mão de obra qualificada, o que em nosso estado, por ser um dos mais desenvolvidos do país, é sem dúvida muito boa.
     Porém, ter qualificação nem sempre é o principal, mas sim uma qualificação melhor que a dos demais, uma mente mais aberta que a dos demais, maiores experiências e uma boa relação com pessoas. Por isso, na grande maioria das vezes não basta ser bom e sim o melhor.
     As grandes universidades federais reservam lugares cativos aos mais esforçados estudantes, que com toda certeza necessitarão de um bom e longo tempo de estudo levado a sério para se conseguir chegar lá. As universidades privadas também têm um processo de filtragem de alunos muito bom, mesmo que não tão rígido quanto ao da federal. Para ser algo na vida não se pode de jeito maneira deixar a acomodação lhe conter.
     Um bom exemplo de programa que lhe auxiliará nos estudos para uma boa colocação nos vestibulares que deseja são os cursinhos pré-vestibulares. Aqui em Tubarão, desfrutamos do programa gratuito Pré-Vestibular da UFSC, sendo que este mesmo existe em quase todo o estado, indo de grandes aglomerados urbanos até zonas mais remotas do oeste catarinense. Um bom desempenho nas provas é sem dúvida consequência da abertura de mão de certas coisas, para que assim se chegue em algum lugar.

Conceitos   

      Segundo a enciclopédia online Wikipédia, o mercado de trabalho 
relaciona aqueles que oferecem força de trabalho (oferta) e aqueles que procuram força de trabalho (procura) num sistema típico de mercado onde se negocia para determinar os preços e quantidades de uma determinada mercadoria, a força de trabalho. O seu estudo procura perceber e prever os fenomenos de interação entre estes dois grupos tendo em conta a situação econômica e social do país, região ou cidade.

     Assim sendo, é necessário que entendamos alguns conceitos ligados ao mercado de trabalho e que fará você, leitor, entender melhor todo este âmbito a nossa volta. Vamos a eles:
* Lei da oferta e da procura
   Tal lei é uma constante no mundo dos negócios. Sua regra básica é: Quando a oferta é maior que a procura, é certo que o preço da mercadoria diminui. Já quando a procura é maior que a oferta, a tendência é que aconteça o processo contrário e a oferta aumente. 
   Ela aplica-se no mundo comercial, principalmente, mas pode-se usá-la pare entender outros elementos, como o mercado de trabalho, por exemplo. Assim, quando uma profissão está em alta, a tendência é que os profissionais que a seguem aumentem, enquanto quando a mesma profissão está em baixa, ocorrerá o processo contrário e os profissionais diminuirão. Desta forma, observar as profissões que matem uma certa estabilidade é, antes de tudo, uma função básica do bom pesquisador.

* População economicamente ativa
Parte da população acima de certa idade que exerce uma atividade econômica. (profissão)
* População economicamente inativa
Parte da população que não trabalha devido a impossibilidades, baixa ou alta idade, etc..

* Economia informal

Parte da população que usa de serviços não registrados, sendo típicas de camelôs, serviços domésticos e outros que usam da informalidade como principal requisito.
O que os jovens estão pensando?
     Fizemos uma pesquisa em nossa escola (Escola do Ensino Médio Dite Freitas), perguntando aos terceirões o que mais lhes chamavam atenção e pretendiam fazer como profissão. As respostas foram bem variadas e podem ser observadas no gráfico feito pela equipe:
     Total de participantes da pesquisa: 150 pessoas
     Entre as profissões de destaque, separamos alguns vídeos interessantes sobre as mesmas. Assistam com moderação, caros leitores:

http://www.youtube.com/watch?v=7ZKhDstKM5k (medicina)
http://www.youtube.com/watch?v=CfUj93MOV_0 (direito)
http://www.youtube.com/watch?v=1q_SKrPCn1M (arquitetura)
http://www.youtube.com/watch?v=-2WedqQIyRQ (engenharia quimica)
http://www.youtube.com/watch?v=OnI4F0UalfM (relações internacionais)
http://www.youtube.com/watch?v=lJ3xRkU9btw (veterinária)
http://www.youtube.com/watch?v=6zuNAGSXZPs (administração)

A mulher no mercado de trabalho
     Observem um trecho de um trabalho de Elisiana Renata Probst, do instituto catarinense de pós-graduação (ICPG):

"Tudo iniciou com as I e II Guerras Mundiais em que as mulheres tiveram que assumir a posição dos homens no mercado de trabalho.Com a consolidação do sistema capitalista no século XIX, algumas leis passaram a beneficiar as mulheres. Mesmo com estas conquistas algumas explorações continuaram a existir. Através da evolução dos tempos modernos as mulheres conquistaram seu espaço. As estatísticas apontam que há mais mulheres do que homens no Brasil. Mostram também que elas vêm conseguindo emprego com mais facilidades e que seus rendimentos crescem a um ritmo mais acelerado que os homens.Mesmo com todas estas evoluções da mulher no mercado de trabalho, ela ainda não está numa condição de vantagem em relação aos homens, pois continua existindo muito preconceito e discriminação, mas principalmente desigualdade salarial entre homens e mulheres.

     O relatório completo pode-se encontrar no link: http://www.icpg.com.br/artigos/rev02-05.pdf
Como podem observar, este pequeno resumo retrata bem a realidade brasileira quanto a mulher no mercado: Uma ascendência indiscutível, porém, ainda falta um maior equilíbrio por parte da consideração de seu trabalho, ao passo que os salários dos homens ainda são maiores, sem falar num certo preconceito que ainda vigora na cabeça de muitos por parte da independência feminina. Mas, apesar dos pesares, o que seriam os homens não fossem as mulheres, né? 



Entrevista com alunos

Nome: Bianca Oyama, 17 anos
Série: Terceirão da Escola Jovem Tubarão

Área Restrita - Qual profissão pretende seguir após terminar o ensino médio?

Bianca - Ainda estou em dúvida entre administração e contabilidade. Relações internacionais também me faz a cabeça. É uma dúvida cruel. Tomara que até o final do ano eu esteja segura na minha decisão. Não pretendo errar, mas, mesmo que erre, qualquer uma das três opções me fará feliz.

Área Restrita - E como vão os estudos para as provas de fim de ano?

Bianca - Muito corrido. Aulas, atividades, revisões: Tudo num pequeno espaço de tempo. Não é pra qualquer um. Mas acredito que eu esteja no caminho certo.

Área Restrita - O que você acha do papel da escola na hora do aluno fazer uma escolha profissional?

Bianca - Tudo, ou quase, que sabemos do mercado de trabalho vem da escola. Ela exerce um papel muito importante.

Área Restrita - Para você, ela exerceu?

Bianca - Acredito que em grande parte. A escola molda muito do que somos, pensamos e acreditamos. Comigo não foi diferente.

Área Restrita - Você tem medo de fazer uma escolha errada em relação à profissão?

Bianca - Não. Sempre existe um anseio, mas, a partir do momento em que escolho, as consequências serão tomadas, sejam boas ou ruins. O medo mesmo é o de não passar nas provas, isso sim.

Área Restrita - Você tem algo a dizer a alguém que tenha alguns anos a menos que você e tenha também o mesmo sonho seu?

Bianca - Ah, a gente sempre acaba achando muito difícil e chega na hora da gente vemos que é pior ainda. Mas não se assustem, dificuldade não quer dizer falta de resultados. Dedicação e estudo são boas armas contra isso.



Curiosidades!
- Curta este link do site Virgula, onde é colocada uma lista com músicas que dizem das profissões. Muitíssimo interessante: http://virgula.uol.com.br/ver/album/musica/2009/04/30/10057-no-dia-do-trabalho-veja-dez-musicas-que-homenageiam-profissoes


Onde estão as principais tendências de emprego?

 
   Devido a uma busca na internet a fim de descobrir as principais profissões que tendenciam a prosperar no futuro, encontramos algumas que gostaríamos de compartilhar com vocês. Vamos a lista:


1. Engenheiro de redes informáticas
2. Estatístico
3. Engenheiro de Energias alternativas
4. Engenheiro civil (E vista a Copa e os Jogos Olímpicos)
5. Formador (Professor)
6. Jurista de propriedade intelectual
7. Engenheiro sanitário e ambiental 
8. Técnico Gerontologia
9. Chefe de Cozinha
1
0. 
Internacionalista

Curiosidades!- Espie este vídeo e sua outra lista de profissões do futuro. Quanto mais informação, mais aprendizagem!



     Vejam também esta matéria da Folha de São Paulo - http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/904600-as-dez-profissoes-do-futuro.shtml

     Gostaríamos de recomendar a revista especial da Época deste mês, restrita somente para assinantes, mas que trás como matéria principal "As 100 melhores empresas para trabalhar em 2011 e 2012." Vale a pena conferir.
   A edição deste mês da revista superinteressante também aborda um tema bem importante: "Como tomar decisões?". Outra que é de extrema importância a sua leitura.

Pé na rua - Como escolher a profissão, hein?
     Esta é uma série de vídeos da TV Cultura que enfoca bastante na área do mercado de trabalho, principalmente sabendo as opiniões das pessoas nas ruas. Vamos a ela:






Curiosidades!
- Curta essa música de Moyseis Marques, chamada Profissão, e que muito bem ilustra os mais diversos caminhos para se seguir na vida:

Acredito que Deus me fez um varredor
Pra jogar fora meus infortúnios do amor
Se me fez bacharel valeu meu Deus do céu
Já tenho defesa pras peças que a vida pregou...

Se eu trabalho pra mim ai é que eu me dou
E aprendo assim a ser bom professor
Se o mal tempo me vem sorrio e digo amém
Um dia após outro dia o vento levou...

Se ele me quer um maestro,
Eu sigo no gesto e orquestro com a mão
Dando, tirando, buscando,
Comando que for o melhor pra canção...

Quando eu fui um bombeiro,
Eu fui o primeiro que a chama apagou,
Aceso o solidário coração...

Se eu for requisitado,
Pra ser deputado ou vereador
Eu vou lutar para honrar
E fazer juz ao voto do meu eleitor...

E se eu vier marinheiro,
Um bom brasileiro acerto a maré
Eu sou da profissão de amor e fé...

Não se restrinja, conte para nós.


Outros links interessantes

- http://g1.globo.com/platb/mercadodetrabalho/
- http://guiadoestudante.abril.com.br/videos/
- http://guiadoestudante.abril.com.br/orientacao-vocacional/
- http://guiadoestudante.abril.com.br/orientacao-vocacional/centros-orientacao-profissional/

Conclusão

     Vimos que o tempo foi tão prejudicial a nossa equipe quanto para as outras, no entanto, acreditamos que a equipe a vencer o desafio será aquela que possuirá diferenciais. Fizemos o impossível para se virar no tempo e ser um diferencial nesta prova, mesmo o prazo sendo tão curto. Esperamos que dê tudo certo e que gostem de nosso trabalho.
     Em relação a postagem, salientamos como observação final aquilo que salientamos ao longo de todo texto e que seus pais e professores salientam ao longo de toda a vida: É preciso querer para se chegar a algum lugar. Sem isso, nada acontecerá por mágica. Quem quer algo, realmente dá o sangue para conquistá-lo e, só assim, chegará ao auge.
     Nós, da equipe Área restrita, desejamos com toda a cordialidade que você, caro leitor que busca curioso em nossos textos, tenha sucesso em sua jornada. Um grande abraço a todos. 


#falougatoamarelo!







0 comentários:

Postar um comentário